Pesquisas e “pílulas” de entrevistas

Um filme, um baile no tempo 

 

 

Compartilhamos aqui "pedaços" de entrevistas e pesquisas que estamos realizando para a realização do filme VESTIDA DE SONHOS. Em um intervalo mínimo de dias teremos mais e mais depoimentos de pessoas que participarão deste docudrama.

Neste espaço também damos as pessoas que conviveram com Estrella a possibilidade de contar suas histórias.

O filme mostra o Brasil na vida da brasileira e ativista política Estrella Bohadana, que  obviamente se mescla com outras fantásticas personagens de nossa história.

Também disponibilizamos  nesta página - documentação , textos, pesquisas  e sites ligados à Estrella.

 

PADRE NATANAEL

PADRE NATANAEL

Padre Natanael e Estrella Bohadana (dentre outros ao longo do tempo) foram os instrumentos mais eficazes usados pelos militares para atingir moralmente e espiritualmente o Bispo Dom Waldir Calheiros. Nem Estrela em seus relatos era capaz de contar o que esse senhor viu acontecer com ela e que ele próprio passou no cárcere do BIB (Batalhão de Infantaria Blindada) de Barra Mansa. Por sua fé, inocente, encarou a violência como um verdadeiro sacerdote.

LINCOLN BOTELHO DA CUNHA

 

É um arquiteto, contemporâneo de Estrella na Volta Redonda da ditadura. Foi um dos primeiros estudantes a serem presos no BIB. Fala da menina de 19 anos, estudante universitária, que em sua docilidade fazia alastrar pela região uma teia de possibilidades e informações do que o operariado podia realizar a democracia e se manifestar contra a ditadura. Esfuziante em seu discurso, Lincoln traz a energia daqueles tempos.

Da realizadora.

“A partir do momento em que os Regimes de Exceção começam, novamente, a mostrar sua cara medonha e injusta no mundo, sinto a urgência em contar essa história que é tão recente e tão distante, tão rápida e tão longeva – de 1970 a 2015, as transformações brasileiras nas vivências de uma amizade.

Alguns assuntos que abordamos, infelizmente, podem vir a acontecer em breve se não nos movermos para preparar e educar os que nos rodeiam.
Contar a história de Estrella, que nunca desistiu do amor mesmo quando submersa no ódio alheio, e mostrar a realidade brasileira nos últimos 45 anos é mais do que necessário, é essencial.

É bom deixar claro que não há aqui nenhuma revolta, que queiramos com este projeto manifestar sentimentos de vingança ou de se “fazer justiça”, este é um trabalho de informação e solidariedade, por isso tem que ser um filme agradável de se ver - por mais atrocidades que tenham acontecido com nossa personagem principal, o que de melhor temos a contar é sua superação.”

Rosane Santiago Cordeiro

Rosane Santiago Cordeiro, além de contar a vida de uma figura mais que especial, foi mobilizada a fazer este projeto pela necessidade de sua situação global, a intolerância crescente.

Rosane Santiago Cordeiro e Estrella Bohadana

CONTE-NOS
A história de Estrella iluminou muitos que conviveram com ela em sua estada neste planeta. Coloque aqui sua vivência com Estrella.
Textos Complementares
Traremos aqui pesquisas relevantes ao tema do filme.
Filmoteca
Vídeos que falam sobre o tema.

Contate-nos

Comments on Facebook