MEMÓRIA E MEDALHA

A Medalha Dom WALDYR CALHEIROS DE NOVAES  é uma condecoração criada pela empresa Santiago Filmes, nos moldes da Medalha Chico Mendes (Rio)  para homenagear pessoas e/ ou grupos que lutam pelos Direitos Humanos e por uma sociedade mais justa, tendo como exemplo a figura admirável do Bispo Dom Waldyr Calheiros de Novaes, que tanto lutou pela vida, a liberdade  e pelos pobres.
Com o apoio da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda na pessoa do Bispo Dom Francisco Biasin e das comunidades de base faremos com esta ações (e outras que virão)  jus ao legado de amor, compaixão e luta deixado por Dom Waldyr   .  

UM DIA ESPECIAL PARA A DEMOCRACIA.

EM UM ÚNICO DIA, 30 DE JULHO, ESTAREMOS ENALTECENDO AS SEGUINTES DATAS: DIA 28 DE JULHO - ANIVERSÁRIO DE DOM WALDYR CALHEIROS / DIA 30 - ANIVERSÁRIO DE SACERDÓCIO DO PADRE NATANAEL E ENTREGA DA MEDALHA DE DIREITOS HUMANOS DOM WALDYR CALHEIROS DE NOVAES.

Esta é a primeira edição da iniciativa onde os homenageados são o Pe. Natanael de Moares Campos, da JOC (Juventude Operária Católica) e Estrella Bohadana, das organizações de esquerda da época.

  A COMISSÃO DA VERDADE DE VOLTA REDONDA PESQUISOU E ENUMEROU POR BLOCOS OS CASOS DE GRAVES VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS NA REGIÃO. NOSSA ESCOLHA É O 8º CASO PESQUISADO PELA COMISSÃO DA VERDADE – VR,  ONDE ACONTECERAM PRISÕES, TORTURAS E INQUÉRITO POLICIAL MILITAR CONTRA A JUVENTUDE OPERÁRIA CATÓLICA E GRUPOS REVOLUCIONÁRIOS  (1970). ANEXANDO A ESSES ALGUNS QUERIDOS DO CORAÇÃO DE DOM WALDYR.  

Neste dia 30 DE JULHO comemoramos também os 51 anos de sacerdócio do Padre Natanael, personagem histórico da cidade de Volta Redonda, que muito fez pela população e os jovens locais e que por seguir os ensinamentos de dividir o pão de Jesus Cristo foi preso e torturado.

São muitos os que merecem serem homenageados por tudo que fizeram e passaram. Tivemos que afunilar a lista de homenageados e escolhemos os que foram presos no BIB em 1970 e que estiveram envolvidos sentimentalmente com Dom Waldyr Calheiros, pessoas que foram supliciadas porque a ditadura não conseguia atingir ao Bispo, mas que também foram salvas por suas relações e proteção deste.    

 

 

 

Contando a verdadeira história:

“Eles não queriam a mim, eles queriam Waldyr”

Pe. Natanael – em entrevista a Rosane Santiago Cordeiro

 

“Quando, há 42 anos, eu saí da prisão, prometi a mim mesma

que nunca faria um pacto com o silêncio”.    

Estrella Bohadana – para a Comissão da Verdade – Volta Redonda – 2014